Tratamento dependência química
Há várias formas de tratamento para dependência química disponíveis atualmente, e o segredo está na terapia que muitas vezes é feita em conjunto para obter os melhores resultados.
A dependência química é um termo utilizado para designar a ingestão de drogas e/ou o uso excessivo de álcool.
A ingestão contínua mesmo após o aparecimento de problemas de saúde e na vida pessoal da pessoa, em decorrência do uso dessas substâncias.
É bem complicado pois a qualidade de vida do indivíduo decai bastante e grande parte da sua vida passa a girar em torno do vício. Ele vai consumindo cada vez mais substâncias e chega a ter dificuldades financeiras para manter a ingestão das drogas.
Aos poucos ele vai deixando de cumprir compromissos, deixa de trabalhar, estudar, se relacionar com os amigos e a família e acaba vivendo para o vício.
É comum que a pessoa não enxergue ou não aceite que está viciada e é dependente química. Assim, as pessoas próximas sofrem tentando ajudá-lo ou observando o sofrimento.
A única forma de cessar o sofrimento psicológico, emocional e físico para o dependente e para os entes queridos é buscando tratamento para a dependência química.
Sintomas da dependência química
São sintomas da dependência química:
- Ingerir grande quantidade de bebida alcoólica ou drogas
- Fazer a ingestão das substâncias por um longo período
- Tentar ou desejar reduzir ou controlar o uso das substâncias químicas mas não obter sucesso
- Desejar excessivamente usar drogas ou ingerir álcool, mesmo sabendo dos efeitos negativos
- Interromper demais áreas da vida por conta do uso dessas substâncias, como estudo, trabalho e relacionamento
- Não praticar mais atividades de lazer devido ao uso de drogas ou álcool
- Ter comportamento de risco como dirigir alcoolizado
- Desenvolver tolerância ou necessidade de usar mais drogas ou álcool para obter o mesmo efeito
- Sentir abstinência se não estiver usando drogas ou álcool
Como se desenvolve a dependência química?
A dependência química ocorre porque as substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro. Com o passar do tempo, ele busca somente a sensação de prazer que é provocada pela droga ou álcool, mesmo que seja pouco.
Assim, o dependente vai perdendo o controle de suas ações, à medida que a dependência vai se consolidando e não consegue controlar o impulso de consumir a droga.
Já não consegue tomar decisões com assertividade, e acaba agindo de maneira irresponsável e perigosa, para satisfazer as necessidades do sistema de recompensa do cérebro.
Além disso, a capacidade de lidar com problemas e planejamento também são prejudicadas.
Como ocorre o aumento da tolerância da droga que ele ingere, o indivíduo vai precisando de dosagens cada vez mais altas para atingir o mesmo efeito. Quando não consegue, sofre os sintomas de abstinência.
Por isso, muita gente não consegue deixar o vício sem o auxílio de um tratamento para dependência adequada.
Mas nem tudo está perdido. Há tratamento para a dependência química, embora o processo não seja simples e requer o apoio contínuo de pessoas queridas, além de muita determinação da parte do dependente.
Blog
Ansiedade
Ansiedade: Entendendo e Enfrentando um Mal do Nosso Tempo A ansiedade é uma experiência universal. Todos, em algum momento, sentiram aquela sensação de inquietação, nervosismo ou preocupação diante de situações desafiadoras. Contudo, quando essa emoção ultrapassa os limites do normal e começa a interferir na vida cotidiana, pode se tornar um transtorno de ansiedade.
Saiba maisClínica de recuperação em Campinas: tipos de tratamento e como funciona a internação
Muita gente tem dúvidas de como funciona uma clínica de recuperação ou tem aquela ideia como aparece nos filmes, de que é um lugar sombrio, como se fosse um hospital para doentes mentais.
Saiba maisComo lidar com alguém que bebe muito?
O alcoolismo é um vício causado pelo álcool e é uma doença. É uma dependência que se inicia de forma inocente, geralmente com a pessoa bebendo socialmente, sem que nada pareça fora do normal.
Saiba mais