Clínica de Recuperação em Sorocaba
Entre em contato
Converse pelo whatsappDescrição
Se você conhece alguém com dependência química e quer ajudá-lo a se livrar do vício é fundamental que você saiba como funciona uma clínica de recuperação.
Reconhecer que precisa de ajuda é o primeiro passo que o dependente deve ter em mente e não há motivos para ter vergonha em buscar ajuda.
Esse é um dos problemas enfrentados por pessoas que sofrem com dependência química. Elas acabam deixando de procurar ajuda por vergonha.
Mas ter a iniciativa, e procurar reabilitação é um grande passo. A internação voluntária tem uma porcentagem maior de sucesso, se comparados aqueles que não aceitam que precisam de tratamento.
A verdade é que a dependência química é considerada uma doença e são mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo que passam por esse problema. As clínicas de recuperação estão espalhadas por todo país, e em Sorocaba há várias clínicas onde você pode reaprender a viver uma vida saudável e livre das drogas.
Como funciona uma clínica de recuperação?
Quando o dependente entra em uma clínica são realizados alguns exames para que seja feita uma triagem de toda a situação e seja desenvolvido um tratamento adequado e específico.
Neste exame é verificado o estado físico e mental do paciente, tipos de drogas que ele consome, tempo de uso e quais doenças ele possui devido ao uso excessivo das substâncias.
O tratamento se baseia na desintoxicação do organismo primeiro, para eliminar as substâncias químicas que são nocivas ao corpo humano.
Mas uma clínica não é apenas um centro terapêutico. Ela possui diversas atividades que favorecem a recuperação de um dependente.
São realizadas atividades físicas e terapias em grupo. Também são administradas palestras e sessões de terapia ocupacional.
Internação involuntária para dependentes químicos em Sorocaba
Esse é um assunto delicado, mas há muitos casos em que é preciso recorrer à força para levar um indivíduo para uma clínica de recuperação.
A internação involuntária para dependentes químicos não é uma situação agradável e em último caso é uma solução bem eficaz, que tende a trazer diversos benefícios ao paciente e a família do dependente químico ou alcoólatra.
Esse tipo de internação está previsto em lei e os familiares podem solicitar a mesma para que a clínica realize o processo de internação. Vale reforçar que isso deve ser utilizado em última instância, quando o dependente apresentar comportamentos descontrolados, que causem algum tipo de risco de vida para ele ou para as pessoas próximas.
Cada caso deve ser analisado
Como dissemos, a dependência química é uma doença que precisa ser acompanhada por médicos. Uma clínica conta com um corpo clínico especializado, capacitado e preparado para diagnosticar a doença e indicar os tratamentos específicos para cada caso.
É importante saber que os tratamentos para dependentes químicos ou alcoólatras podem ser bem variados assim como o tempo de acompanhamento na internação.
Quem orienta sobre isso é a equipe médica ou outros dependentes que já passaram pelo processo.
A depressão e a perda de controle são os principais inimigos para quem quer ver um ente querido reabilitado, e por isso, as clínicas de recuperação costumam oferecer acompanhamento e apoio a essas pessoas.
Clínicas similares
Blog
Ansiedade
Ansiedade: Entendendo e Enfrentando um Mal do Nosso Tempo A ansiedade é uma experiência universal. Todos, em algum momento, sentiram aquela sensação de inquietação, nervosismo ou preocupação diante de situações desafiadoras. Contudo, quando essa emoção ultrapassa os limites do normal e começa a interferir na vida cotidiana, pode se tornar um transtorno de ansiedade.
Saiba maisClínica de recuperação em Campinas: tipos de tratamento e como funciona a internação
Muita gente tem dúvidas de como funciona uma clínica de recuperação ou tem aquela ideia como aparece nos filmes, de que é um lugar sombrio, como se fosse um hospital para doentes mentais.
Saiba maisComo lidar com alguém que bebe muito?
O alcoolismo é um vício causado pelo álcool e é uma doença. É uma dependência que se inicia de forma inocente, geralmente com a pessoa bebendo socialmente, sem que nada pareça fora do normal.
Saiba mais