Como lidar com alguém que bebe muito?

10/02/2023

Como lidar com alguém que bebe muito?

O alcoolismo é um vício causado pelo álcool e é uma doença. É uma dependência que se inicia de forma inocente, geralmente com a pessoa bebendo socialmente, sem que nada pareça fora do normal.

Tempos depois, a pessoa parece que beber virou uma rotina em sua vida, mas isso começa a atrapalhar as atividades e relacionamentos do seu dia a dia.

Muitas pessoas bebem como uma forma de fuga, motivadas por alguma frustração, ou por ajudar a absorver a pressão do dia a dia. As pessoas buscam alívio na bebida.

Há outros fatores que influenciam, como por exemplo a pessoa pode ter predisposição ao alcoolismo.

Crianças e adolescentes que convivem com familiares que têm o costume de beber em excesso podem ser assim.

Quando alguém está passando por problemas, não é só essa pessoa que sofre. A família, os amigos e todos que convivem com ela passam pelo mau momento de forma conjunta, e dividem as dificuldades.

Como ajudar

A primeira coisa é ter certeza que a pessoa possui mesmo um problema com o abuso de álcool, pois o alcoolismo é mais do que apenas beber muito e com frequência. É uma dependência física e psicológica da substância.

Quando se encontram nessa situação, o apoio de familiares e amigos é fundamental para superá-la.

Você pode ajudar permitindo que eles sintam as consequências do alcoolismo. Se a pessoa não conseguir acordar para ir trabalhar no dia seguinte, deixe-a sem ir por exemplo. É importante que ela se sinta responsabilizada pelos seus altos e perceba que há danos.

Não force o tratamento se a pessoa não tiver vontade, tudo o que você pode fazer em um primeiro momento é oferecer ajuda e se colocar à disposição.

Uma conversa até pode se tornar uma discussão dura e sincera mas não pressione demais logo no início.

Se você tiver mais amigos querendo ajudar a pessoa, envolva-os no problema, é possível que a pessoa ouça mais, e comece a dar maior importância para a questão, reconheça o vício e aceite o tratamento.

Mas é fundamental conversar sem julgar, sem criticar, no lugar e momento certo.

Não se torne um dependente e tome conta de si mesmo

É preciso entender a dificuldade pela qual a pessoa está passando sem deixar que ela tome conta da sua vida a ponto de isso afetar o seu bem-estar.

Seja compreensivo, pesquise sobre as condições de um alcoólatra e como pode ajudar, e não se deixe levar por comportamentos manipuladores.

Saiba até que ponto você deve se envolver, e não deixe afetar sua própria vida. É difícil quando o dependente é alguém próximo, mas acredite, é um comportamento necessário para você melhor auxiliar alguém que está doente.

A pessoa que mais tem contato com o alcoólatra e que divide com ele seus problemas todos os dias também pode ter seus momentos difíceis que deixam a rotina mais pesada.

Se começar a se sentir estressado, deprimido ou irritado procure ajuda, pois um psicólogo saberá te ajudar melhor sobre como lidar com toda essa situação.

Blog

Ansiedade
Transtornos Psiquiátricos

Ansiedade

Ansiedade: Entendendo e Enfrentando um Mal do Nosso Tempo A ansiedade é uma experiência universal. Todos, em algum momento, sentiram aquela sensação de inquietação, nervosismo ou preocupação diante de situações desafiadoras. Contudo, quando essa emoção ultrapassa os limites do normal e começa a interferir na vida cotidiana, pode se tornar um transtorno de ansiedade.

Saiba mais
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.