Como controlar a ansiedade e estresse sem o uso de álcool e drogas
10/02/2023
Consumir drogas traz muitas consequências negativas para a vida de uma pessoa, e muitos dependentes acreditam que conseguem parar de usar sozinhos, mas é preciso muita ajuda.
Alguns dependentes não conseguem reconhecer que estão com problemas e o papel da família neste momento é essencial, pois ela tem o poder de auxiliar durante todo o processo de recuperação.
Por que as pessoas consomem drogas?
Os motivos pelos quais uma pessoa consome drogas são os mais diversos, pois é mais fácil começar a usar, do que parar. A pessoa pode começar por curiosidade, ou diversão.
A perda de uma pessoa querida, busca por alívio de sofrimento, fuga da realidade, influência de amigos, são alguns dos motivos que levam uma pessoa a procurar por drogas.
O uso é bastante imprevisível, pois não se sabe se a pessoa irá se tornar dependente a partir da primeira dose e os efeitos são os mais diversos, e o tempo de uso e a frequência também são determinantes para saber se a pessoa vai se tornar uma dependente química ou não.
Mas é possível parar de usar drogas?
A dependência química é uma doença que afeta e modifica diretamente as funções do cérebro, e acaba repercutindo na saúde geral da pessoa e em todas as áreas da sua vida.
Em um tratamento a pessoa passa pela fase da abstinência, interrompendo o consumo de drogas e dá lugar a hábitos saudáveis.
As chances de se abandonar de vez a prática aumentam e fazem com que a pessoa alcance outros objetivos da vida, pois a droga já não é mais o seu objetivo essencial de vida.
O primeiro ponto para parar de usar drogas é reconhecer o vício.
É preciso reconhecer que possui um problema que ele já passou a ocupar grande parte da sua vida. A própria pessoa que não está usando drogas pode até não reconhecer, mas as pessoas à sua volta sabem quando ela precisa de ajuda.
Em alguns casos, pode acontecer de algumas pessoas terem a consciência de que está entrando em um beco sem saída, mas isso não acontece sempre.
A negação do reconhecimento da dependência é uma característica da doença e pode prejudicar a recuperação. Por isso, o dependente acaba negando a adicção e pensa que pode contornar o problema sozinho muitas vezes dizendo que consegue parar quando quer.
Buscar ajuda especializada é a solução
A ajuda especializada é um dos principais para o completo e correto tratamento da dependência química, pois é uma doença que necessita de auxílio e suporte em várias áreas, pois acaba prejudicando e trazendo consequências em todas elas.
Esse tipo de ajuda também envolve profissionais especializados das mais diferentes áreas como médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos.
O ambiente de tratamento também deve oferecer todo suporte para que o paciente seja tratado da melhor forma, para que possa alcançar novos hábitos de vida. Não é um processo fácil mas representa um passo fundamental.
Blog
Ansiedade
Ansiedade: Entendendo e Enfrentando um Mal do Nosso Tempo A ansiedade é uma experiência universal. Todos, em algum momento, sentiram aquela sensação de inquietação, nervosismo ou preocupação diante de situações desafiadoras. Contudo, quando essa emoção ultrapassa os limites do normal e começa a interferir na vida cotidiana, pode se tornar um transtorno de ansiedade.
Saiba maisClínica de recuperação em Campinas: tipos de tratamento e como funciona a internação
Muita gente tem dúvidas de como funciona uma clínica de recuperação ou tem aquela ideia como aparece nos filmes, de que é um lugar sombrio, como se fosse um hospital para doentes mentais.
Saiba maisComo lidar com alguém que bebe muito?
O alcoolismo é um vício causado pelo álcool e é uma doença. É uma dependência que se inicia de forma inocente, geralmente com a pessoa bebendo socialmente, sem que nada pareça fora do normal.
Saiba mais